quinta-feira, 22 de novembro de 2007

[06] PROGRAMA PELA AMAZÔNIA SERÁ LANÇADO EM DEZEMBRO




O coordenador do Programa Amazônia Sustentável (PAS) do Ministério da Integração Nacional, Júlio Miragaya, afirmou hoje que o PAS deverá ser relançado no dia 6 de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por governadores da região. O programa foi lançado em maio de 2003, mas passou por um processo de consultas públicas dentro do governo. Ele participou na manhã de hoje do Primeiro Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado na Câmara.


Miragaya explicou que o plano envolve o combate à grilagem e ao desmatamento e a ampliação do zoneamento econômico ecológico e da pecuária intensiva. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, explicou que o PAS é uma tentativa de reduzir a tensão entre ambientalistas e desenvolvimentistas: 'Temos de enfrentar um grande desafio que se coloca à nossa frente, que é compatibilizar a necessidade de explorar as imensas oportunidades de desenvolvimento com a preservação ambiental. Ou seja, garantir que a Amazônia possa oferecer os empregos que os nossos filhos exigem e preservar o meio ambiente que os nossos netos vão cobrar'.


Miragaya também afirmou que as terras degradadas da Amazônia Legal permitem hoje triplicar a área para agricultura e pecuária sem a utilização de novas terras, ou seja, sem novos desmatamentos. Ele classificou como preocupante o fato de 80% do crescimento da pecuária no Brasil entre 1990 e 2005 terem se dado na Amazônia.


Apesar disso, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, ressaltou os números positivos, afirmando que a situação não é caótica: 'Nós, brasileiros, somos complexados. Nós sempre achamos que somos os maiores desmatadores. Nos últimos anos, fizemos muito pela Amazônia. Reduzimos o desmatamento na faixa de 60%'.


http://www.paranegocios.com.br/noticias_cont.asp?id=2151